Alunos do 2º e 6º períodos,
Leiam a reportagem abaixo. Penso que vai interessá-los. É sobre a profissão do pedagogo.
Depois trocaremos idéias em sala de aula.
Câmara aprova nova regulamentação para a profissão de pedagogo
Portal UOL Educação, 20/08/2009 - Da Redação em São Paulo
A Câmara aprovou nesta quarta-feira (19) a regulamentação da profissão de pedagogo. O texto prevê que apenas quem tiver graduação em pedagogia poderá exercer a profissão. A medida passou na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania), em caráter conclusivo e deve seguir para análise do Senado, caso não haja recurso para votação em plenário. O texto diz ainda que quem tiver pós-graduação na área, porém, sem o curso de graduação, poderá exercer funções de administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional na educação básica. O relator da matéria na CCJ, deputado Jefferson Campos (PTB-SP) afirma que "a profissão já está regulamentada" e que a proposta "apenas atualizou e complementou a regra vigente sobre essa matéria". O deputado referia-se a dispositivos da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), especialmente ao que determina que "a formação de profissionais de educação para administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional para a educação básica, será feita em cursos de graduação em pedagogia ou em nível de pós-graduação". A principal inovação do texto aprovado em relação ao original é a supressão da previsão de um órgão de fiscalização da profissão. Entendeu-se que a fiscalização feita pelo Ministério da Educação e pelas secretarias estaduais e municipais de educação é suficiente para coibir os desvios. Atividades exclusivas - Entre as atividades que passam a ser exclusivas do pedagogo estão:
•a elaboração e o acompanhamento de estudos, planos, programas e projetos da área de educação, ainda que não escolares;
•gestão educacional nas escolas e nas empresas de qualquer setor econômico;
•a administração, o planejamento, a inspeção, a supervisão e a orientação educacional nas escolas;
•o recrutamento, a seleção e a elaboração de programas de treinamento e projetos técnico-educacionais em instituições de diversas naturezas.
sexta-feira, 21 de agosto de 2009
terça-feira, 18 de agosto de 2009
Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais de História
Alunos do 6º período<
Deixo aqui uma sugestão para a análise dos PCN de História para o 1º e 2º ciclos, conforme combinado em sala de aula.
Qualquer dúvida, estou à disposição.
Profª Marcia
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE HISTÓRIA
ENSINO FUNDAMENTAL – 1º e 2º ciclos
ANÁLISE DE SUA APLICABILIDADE
Analisar os limites e as possibilidades de aplicação dos PCN quanto aos aspectos pedagógicos e ao processo proposto de ensino-aprendizagem de História. A verificação se dará nos dois primeiros ciclos do ensino fundamental.
Algumas questões que devem nortear a análise:
1- Que concepções de educação, de escola, de ensino-aprendizagem e História norteiam essa proposta?
2- O professor do ensino fundamental está preparado e tem a formação adequada para efetivar as propostas sugeridas?
3- Analise os objetivos de História para o 1º e 2º ciclos.
4- Quais são as temáticas específicas dessa disciplina?
5- Quais são as maiores dificuldades na aplicação dos PCN no ensino de História do 1º ao 5º ano?
6- O que deve ser privilegiado em História do 1º ao 5º ano?
7- Como se trabalham os eixos temáticos?
8- E como se trata a história local?
9- A sugestão para a seleção de conteúdos é baseada em quais critérios?
10- Como os PCN encaram a questão dos nomes e datas tradicionalmente decorados em História?
11- Quais são as fontes para o ensino de História? São aplicáveis nos dois primeiros ciclos do ensino fundamental?
12- Como a História trabalha os temas transversais?
13- O que a criança precisa saber da História?
14- Como deve ser o uso do livro didático? E as orientações didáticas sugeridas?
15- Como as atitudes são trabalhadas em História?
16- Como são abordados os conceitos de tempo em História?
17- Como são sugeridas fontes para a pesquisa em História nos dois ciclos?
18- Analise os critérios para avaliação, sugeridos nos PCN.
19- Posicione-se sobre a questão das problematizações.
Deixo aqui uma sugestão para a análise dos PCN de História para o 1º e 2º ciclos, conforme combinado em sala de aula.
Qualquer dúvida, estou à disposição.
Profª Marcia
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE HISTÓRIA
ENSINO FUNDAMENTAL – 1º e 2º ciclos
ANÁLISE DE SUA APLICABILIDADE
Analisar os limites e as possibilidades de aplicação dos PCN quanto aos aspectos pedagógicos e ao processo proposto de ensino-aprendizagem de História. A verificação se dará nos dois primeiros ciclos do ensino fundamental.
Algumas questões que devem nortear a análise:
1- Que concepções de educação, de escola, de ensino-aprendizagem e História norteiam essa proposta?
2- O professor do ensino fundamental está preparado e tem a formação adequada para efetivar as propostas sugeridas?
3- Analise os objetivos de História para o 1º e 2º ciclos.
4- Quais são as temáticas específicas dessa disciplina?
5- Quais são as maiores dificuldades na aplicação dos PCN no ensino de História do 1º ao 5º ano?
6- O que deve ser privilegiado em História do 1º ao 5º ano?
7- Como se trabalham os eixos temáticos?
8- E como se trata a história local?
9- A sugestão para a seleção de conteúdos é baseada em quais critérios?
10- Como os PCN encaram a questão dos nomes e datas tradicionalmente decorados em História?
11- Quais são as fontes para o ensino de História? São aplicáveis nos dois primeiros ciclos do ensino fundamental?
12- Como a História trabalha os temas transversais?
13- O que a criança precisa saber da História?
14- Como deve ser o uso do livro didático? E as orientações didáticas sugeridas?
15- Como as atitudes são trabalhadas em História?
16- Como são abordados os conceitos de tempo em História?
17- Como são sugeridas fontes para a pesquisa em História nos dois ciclos?
18- Analise os critérios para avaliação, sugeridos nos PCN.
19- Posicione-se sobre a questão das problematizações.
Assinar:
Postagens (Atom)