Educação Permanente

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sexta-feira, 10 de junho de 2011

A relação professor-aluno

A reflexão sobre a relação professor-aluno nunca é demais.
Esse assunto foi escolhido pelo Curso G9 neste ano para conduzir permanentemente nossa autoavaliação sobre o processo ensino-aprendizagem.
Deixo, portanto, abaixo, mais um texto para alimentar nossas reflexões a respeito.
Boa leitura a todos!

Gazeta de Alagoas, 10/06/2011 - Maceió AL
Professor-aluno na Andragogia
ROBERTA CAJUEIRO
Para que o professor consiga desenvolver seu trabalho com eficiência, é fundamental que exista um ambiente sadio, com um espaço adequado e com as ferramentas de trabalho em plenas condições de funcionamento, bem como de profissional docente familiarizado e articulado com essas ferramentas. Mas um ambiente sadio envolve também outros fatores, às vezes até mais importantes que o arsenal estrutural que a faculdade ou escola disponha. E, por isso, destaca-se um dos fatores mais importantes no processo ensino-aprendizagem, que é o relacionamento professor-aluno.

Já para um ambiente agradável, que favoreça o aprendizado, o professor deve provocar o aluno aproximando-o tanto para o conteúdo quanto para a sua interação e participação na aula com a exposição de seu pensamento. incluindo dúvidas. Esta é uma atitude estratégica que estimula o aprendizado, mas só funciona se ela for gratuita. Este envolvimento professor-aluno às vezes gera alguns questionamentos que transcendem os conteúdos curriculares pertinentes à disciplina, como: - Até que ponto o aluno pode ter um entrosamento amigável com o docente sem que isto interfira na sua autoridade? Onde se encontra o limite entre o profissional que exige produção, participação e bom desempenho e o modelo agradável que é compreensível e flexível?

A aproximação e a liberdade com que o aluno se apresenta hoje em dia é uma questão a ser discutida com cautela, pois esta liberdade pode ser confundida com intimidade. Às vezes, o aluno acaba confundindo tal abertura e apresenta uma postura deselegante, como por exemplo, ao se interessar por questões pessoais da vida do professor e de sua particularidade, ou expondo um ponto de vista não crítico, mas grosseiro em relação ao professor ou em relação a sua metodologia de ensino. Alguns alunos se sentem tão “folgados” neste “espaço” que lhes é fornecido, que se esquecem dos limites e de sua postura em sala de aula.
Tudo isso nos leva a recordar como antigamente o professor era tratado com tanta formalidade, cordialidade e respeito, de modo que não abria espaço para esta ocasião. Pode ser que esta distância gerada, característica do ensino tradicional, possibilitasse uma proteção que evitava que o docente se tornasse vulnerável a este desconforto; porém, esta barreira não contribuía para o aprendizado. O fundamental é que o docente saiba lidar com o discente, numa relação sadia e amigável, sem ditatorialismo ou autoritarismo – que não deve ser confundido com autoridade – e saber estabelecer os limites sempre que necessário. A flexibilização deve ser proporcional à sua eficiência no caminho ao objetivo. O docente que souber reunir tais características será verdadeiramente um modelo ideal de Educador e isso poderá definir o sucesso no aproveitamento da aula ou de toda a disciplina.

Profª Marcia Gil de Souza
Coordenadora do ensino médio - Curso G9

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Semana do Meio Ambiente e o Curso G9

Pessoal, estamos na semana do meio ambiente. A prefeitura de Itajubá está promovendo várias atividades, das quais o Curso G9 participou na 2a, 3a e 4a feira.
Nosso objetivo foi estar ao lado da secretaria do meio ambiente na proposta de relembrar as ações sustentáveis que precisam ser feitas em prol do planeta Terra.
Além disso, divulgamos nossa Feira do Conhecimento de 2011, cujo tema é Mata Atlântica e a Química da Vida.
O slogan (Mata Atlântica: Por uma Química mais Verde) e a logomarca foram desenvolvidas pelos alunos do Ensino Médio do G9 sob a orientação da profª Bruna, de Redação e da profª Anabel, de Arte.
Vejam abaixo o resultado do trabalho:
A logomarca escolhida, através de eleição entre todos da escola, foi a dos alunos Gabriel Valente e Luyz Renó, da M22. O slogan escolhido foi o dos alunos Clésio, Eduardo, Thales e Débora, da M12. Parabéns aos professores e alunos pelo excelente trabalho realizado.



Para continuar a enriquecer nossas reflexões, deixo aqui uma reportagem sobre iniciativas tomadas por escolas para proteger o meio ambiente.
Sugiro que pensemos o que cada um de nós pode fazer ou sugerir ao G9 para promover o meio ambiente dentro de nossa escola.
Boa leitura a todos!
Em São Paulo e no Rio, instituições abrigam iniciativas para proteger o meio ambiente
Leonardo Cazes
RIO - É do mundo acadêmico que saem os mais importantes alertas sobre as ameaças ao futuro do planeta. Nada mais lógico, então, que as universidades ponham em prática em seus campi iniciativas ecologicamente sustentáveis. Em São Paulo, USP e Unicamp testam o empréstimo de bicicletas para a circulação dos alunos. Já no Rio, a PUC promove, até sexta, sua 17 Semana do Meio Ambiente. As bikes, que há um mês começaram a ganhar a Cidade Universitária da USP, no Butantã, eram só uma ideia na cabeça de Mauricio Villar e Maurício Matsumoto quando os dois voltaram de um intercâmbio na França, em 2005. Alunos de Engenharia Mecatrônica, na época, eles resolveram desenvolver um sistema de aluguel de bicicletas baseado no que viram por lá, como trabalho de conclusão de curso. - Mostramos o protótipo conceitual para a coordenação do campus, que gostou e financiou - conta Villar.

Com duas estações e quatro bicicletas, o projeto PedalUSP está em fase de testes, mas já tem números positivos: a média diária, até agora, é de 5 a 6 corridas por veículo, com 500 inscritos. Já na Unicamp, dez bikes vêm sendo usadas para transporte no campus central, por até quatro horas por pessoa, desde o início de maio. Na PUC-Rio, a semana será dedicada ao verde, com apresentação de trabalhos ligados ao tema, exibição de filmes e várias ações de educação ambiental. A coordenadora de eventos do Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente (Nima), Fabiana Bellingrodt, explica que a iniciativa faz parte de um projeto da universidade. - No fim de 2009 foi lançado um documento com várias propostas para a PUC caminhar rumo à sustentabilidade. De hoje até quinta, quem entrar no estacionamento com três pessoas ou mais no carro não pagará nada. E, no dia 15 de junho, começa a coleta seletiva na universidade.

Profª Marcia Gil de Souza
Coordenadora do Ensino Médio