Educação Permanente

Educação Permanente

sábado, 29 de agosto de 2009

Parâmetros curriculares nacionais de História

Queridos alunos do 6º período de Pedagogia,

Deixo aqui um material da revista Nova Escola, com análise e sugestões de trabalho do PCN de História de 1º ao 5º ano. Penso que pode ajudá-los a desenvolverem o trabalho do bimestre.
PCN História Nova Escola

Beijos a todos,

Profª Marcia Gil

Educação Espartana X Educação Ateniense

Queridos alunos do 2º período de Pedagogia,

Estive na FEPI no sábado de manhã para construirmos juntos o conhecimento em referência. Não compareceu nenhum aluno, portanto construi esse conhecimento sozinha.
Posto aqui o que foi montei sobre o paralelo entre educação espartana e educação ateniense. Recomendo que leiam e estudem, pois na próxima aula desenvolveremos outro assunto.
Recolherei, no dia 02/09/09, o exercício avaliativo que pedi para fazerem sobre o texto de Jaime Pinsky.
Qualquer dúvida ou consulta que queiram fazer, estou à disposição neste blog ou em meu e-mail: magisol_486@hotmail.com
No mais, um grande abraço a todos. Tenham um ótimo final de semana.

Postagem: Educação Espartana X Educação Ateniense
Profª Marcia Gil

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Educação integral na Grécia Antiga

2º período de Pedagogia

Deixo postado slides da aula do dia 26/08/09.
Baixem aqui.

Beijos,

Profª Marcia Gil

Educação na Grécia Antiga

Alunos do 2º período de Pedagogia,

Deixo abaixo as questões referentes ao texto suplementar "O que é ser cidadão?" de Jaime Pinsky. Vocês o encontrarão na apostila de Grécia Antiga,na última página.
Lembro que é para entregar no dia 02/09/09.
Qualquer dúvida, estou à disposição.
Bom trabalho!

Responda às questões a seguir com base na leitura complementar de Jaime Pinsky.

1- Quais são as diferenças – de um modo genérico, a partir da idéia de representação – entre o conceito de cidadania na Grécia antiga e atualmente?
2- Qual é a diferença entre o conceito de legitimidade do poder depois das revoluções burguesas (como a Revolução Francesa) e o conceito anterior, durante o Antigo Regime?
3- Explique, com conceitos e exemplos, o que entende por uma democracia plena, que inclua universalidade, participação e direitos sociais.
4- Escreva seu pensamento sobre a fragilidade da democracia: ao mesmo tempo em que pode ampliar os direitos, está sempre ameaçada pelo cerceamento deles. Explique e dê exemplos.
5- O Brasil pode ser considerado uma democracia? Justifique, com ênfase na questão da educação para todos.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Manuais de ajuda aos alunos e a familia

Alunos e outros que acessam este blog,

Deixo aqui sugestões de cartilhas para acessarmos e conhecermos. Penso que elas nos ajudarão a desenvolver o trabalho de educação na escola, pois são materiais muito ricos e gostosos de trabalhar.
O primeiro trata do acompanhamento que os pais devem ter para com os filhos, na escola. O segundo conta a experiência de inclusão digital de jovens infratores. Tem boas sugestões para trabalhar informática em escolas com crianças carentes. O terceiro ensina direitos humanos ás crianças de um jeito gostoso e divertido. Neste mês de agosto o MEC aprovou nova regulamentação da Lei 9394/96 obrigando as escolas de ensino fundamental e médio a incluir temas sociais em seu currículo.

Façam um bom proveito!

1- Cartilha da família: elaborada pelo MEC, que ajuda os pais a acompanharem a vida dos filhos na escola. Dá ótimas dicas aos professores para trabalharem com os pais.
Baixe aqui a cartilha.

2- Fundação Telefônica - Livros
Inclusão Digital na medida: A obra é resultado de um trabalho desenvolvido durante dois anos pelo programa Pró-Menino - Jovens Infratores. Acesse aqui o link.

3- Gibi Menino Maluquinho: Gibi "A Turma do Menino Maluquinho e os Direitos Humanos", do cartunista Ziraldo. Acesse aqui o link.