Queridos alunos do 6º período de pedagogia de Brasópolis,
Deixo postado aqui os exercícios que enviei a todos na 5a feira passada.
Discutiremos os resultados na 2a feira. Nesse dia recolherei os exercícios.
Texto base: História na vida, história na escola.
Abaixo, os exercícios:
ESTUDO DE TEXTO (vide anexo)
“HISTÓRIA NA VIDA, HISTÓRIA NA ESCOLA”
No texto em anexo, serão apresentadas as razões que justificam o estudar a História e os objetivos de sua permanência no currículo escolar. Serão apresentados ainda critérios que auxiliam na definição dos conteúdos a serem trabalhados em sala, a maneira como os conceitos devem ser abordados no decorrer do processo de escolarização e como o cotidiano e a realidade social local devem ser utilizados de forma a conduzir o aluno à ultrapassagem do que já maneja e conhece em direção à incorporação e à reelaboração dos conceitos, tendo em vista a utilização desse conhecimento como ferramenta para o exercício da cidadania.
ATIVIDADES DE AUTO-AVALIAÇÃO
1- Sobre as razões da inserção da História enquanto disciplina curricular na educação básica, analise as seguintes assertivas:
I- Na atualidade, é importante o resgate da noção de patriotismo e, nesse sentido, o ensino da História pode contribuir na medida em que estudar o surgimento da nação, bem como de seus vultos exemplares, pode inspirar atitudes de nossos alunos no exercício da cidadania.
II- A construção da nossa identidade – pessoal ou social- perpassa pelo conhecimento de nosso passado, individual, familiar ou coletivo. Nesse sentido, o estudo da História pode nos proporcionar a reflexão acerca de quem somos.
III- Ensina-se e aprende-se História dada a necessidade que temos de nortear nossas ações atuais com base no que a experiência da humanidade, no passado, mostra-nos como sendo soluções prováveis para determinados impasses e problemas.
São verdadeiras as assertivas:
a- I e III b- III c- II e III d- II
2- Sobre a utilização do cotidiano do aluno nas aulas de História, analise as assertivas a seguir:
I- É imprescindível a utilização do cotidiano do aluno, pois, dessa maneira, ele conseguirá estabelecer relação entre o que vive e o que estuda, identificando-se enquanto sujeito da História.
II- Deve se constituir enquanto ponto de partida do trabalho pedagógico. A partir do cotidiano, devem ser conduzidas extrapolações que permitam ao aluno a compreensão de outras realidades, em outros tempos e lugares.
III- Deve ser usada com cautela, sempre procurando estabelecer diálogo entre realidade mais imediata do aluno (seu cotidiano) a outras realidades. Se esse cuidado não for tomado, corre—se o risco de reforçar estereótipos e lugares-comuns.
São corretas as alternativas:
a- I e II b- I, II e III c- II e III d- I e III
3- Acerca da relação entre ensino de História e manejo de conceitos, analise as assertivas a seguir:
I- O momento adequado para trabalhar determinado conceito é quando o conteúdo exigir seu manejo.
II- É preciso predeterminar aulas específicas para o trabalho com os conceitos por se tratar de elaborações complexas.
III- Os alunos não apresentam elaboração alguma sobre os conceitos,o que dificulta o ensino de História.
São verdadeiras as assertivas:
a- III b- II c- I d- I e II
4- Sobre o papel do professor de História, é incorreto afirmar:
a- Deve promover a transposição de conhecimentos fragmentados para conhecimentos sistematizados.
b- Deve levar em conta a realidade imediata do aluno, elementos da História local, sem perder de vista sua articulação com outros espaços, dada a realidade do processo de mundialização.
c- Deve provocar no aluno o estranhamento ao que parece ser amplamente conhecido, a partir de questionamentos acerca da realidade que o cerca.
d- Deve manifestar satisfação com o que o aluno produz num determinado momento e compreender que esse é o limite aonde ele pode chegar.
5- Sobre o ensino de História local, é correto afirmar que:
a- Pode dar voz a grupos que, numa abordagem macro, ficariam fora da História.
b- É dispensável, tendo em vista que os alunos realizam operações mais complexas.
c- Não pode constituir-se em objeto de avaliação, já que se constitui em apenas ponto de partida para o trabalho.
d- Deve ser concentrado nos anos iniciais da escolarização.
QUESTÕES PARA REFLEXÃO
Leia a poesia abaixo e responda as questões:
1- Qual é a visão de História defendida pelo autor da poesia?
2- Essa visão de História pode ser ensinada em sala de aula?
Perguntas de um trabalhador que lê
Bertolt Becht
Quem construiu Tebas, a cidade das sete portas?
Nos livros estão nomes de reis; os reis carregaram pedras?
E Babilônia, tantas vezes destruída, quem a reconstruía sempre?
Em que casas da dourada Lima viviam aqueles que a edificaram?
No dia em que a Muralha da China ficou pronta,
para onde foram os pedreiros?
A grande Roma está cheia de arcos-do-triunfo:
quem os erigiu? Quem eram
aqueles que foram vencidos pelos césares?
Bizâncio, tão famosa, tinha somente palácios para seus moradores? Na legendária
Atlântida, quando o mar a engoliu, os afogados continuaram a dar ordens a seus escravos.
O jovem Alexandre conquistou a Índia.
Sozinho?
César ocupou a Gália.
Não estava com ele nem mesmo um cozinheiro? Felipe da Espanha chorou quando
sua frota naufragou. Foi o único a chorar?
Frederico Segundo venceu a guerra dos sete anos. Quem partilhou da vitória?
A cada página uma vitória.
Quem preparava os banquetes comemorativos? A cada dez anos um grande homem.
Quem pagava as despesas?
Tantas informações. Tantas questões.
(http://www.iea.usp.br/iea/artigos/konderbrecht.pdf - página 29 - acessado em 06/08/2009)
ATIVIDADE APLICADA PARA SER FEITA NA PRÓXIMA AULA – 2ª feira – 10/08/09
Prepare uma aula introdutória, de início de ano, para a 5ª série, a partir da leitura da poesia acima. O objetivo é construir com os alunos uma noção do que é História e de quem são seus sujeitos.
OBS: quem quiser trazer outros materiais de consulta para realizar essa atividade, pode trazer.
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