Educação Permanente

Educação Permanente

segunda-feira, 30 de março de 2009

Reflexão semanal

Meus colegas e alunos, sempre tive comigo a máxima de que "somos contratados pelo nosso conhecimento e dispensados pelo nosso comportamento" Pensando nisso, leiam o artigo do prof. Luiz Marins e façam a reflexão para esta semana. Boa leitura,
Marcia
EU SOU ASSIM MESMO

Prof. Luiz Marins
Ele não participava, não colaborava, não ajudava seus colegas de trabalho. Terminava sua tarefa e ficava parado aguardando a hora de ir para casa. Um dia, chamei esse funcionário e perguntei a ele porque ele agia daquela maneira tão individualista. Ele respondeu-me: "Eu sou assim mesmo".
Ela chamava a todos de ignorante; falava mal de todo mundo; agredia verbalmente as pessoas. Subordinados chegavam a chorar ao serem chamados a atenção por ela, nossa gerente de produtos. Perguntei a ela o motivo de tanta agressividade. Ela respondeu-me: "Eu sou assim mesmo".
Nos dois exemplos acima, todos reais, o final foi que ambas as pessoas perderam seus empregos. Se elas eram "assim mesmo" e não estavam dispostas a mudar, nossa empresa também não sentia nenhum compromisso em aturá-las. As duas eram competentes do ponto de vista estritamente profissional. Mas eram totalmente "incompetentes" do ponto de vista social e emocional. E, numa empresa, na vida em sociedade, não basta ser um indivíduo competente; é preciso ser alguém sempre pronto a colaborar, participar, opinar. Pessoas individualistas que não se comprometem com a empresa como um todo, não tem sucesso pessoal, nem profissional. Se elas dizem ser "assim mesmo", e não suportar ignorantes ou trabalhar em times, é importante lembrar a essas pessoas que as outras pessoas também não têm a obrigação de suportar sua arrogância, seu egocentrismo, seu mau humor.
Há pessoas que ainda acham bonito dizerem-se "autênticas", sendo que na verdade são é grosseiras, mal-educadas, egocêntricas, mal-humoradas. Essas pessoas não se apercebem do ridículo que fazem quando deixam de dominar seus comportamentos anti-sociais e, pior ainda, quando não fazem esforço algum para mudar.
Como é você? Você colabora? Participa? Procura ser uma pessoa gentil, polida e educada? Você é visto como alguém realmente comprometido com sua empresa, com as suas marcas, com o seu departamento ou seção, com os seus colegas? Ou é daquelas pessoas que se acham as melhores, as maiores, as mais inteligentes e até as mais injustiçadas?
Nesta semana, pense nisso. Boa semana. Sucesso!