Educação Permanente

Educação Permanente

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

A PALAVRA

Outro dia lendo um artigo sobre a”palavra” do professor Edson Gonçalves Ferreira achei que seria interessante refletirmos sobre o assunto.
Inspirado na obra de Ziraldo “Menino Maluquinho”, em determinado momento, ele questiona:
_ “ Não sei porque as palavras têm masculinas e femininas. Palavra não tem sexo!”
Aí, fiquei pensando e agora?:
Nós temos uma mulher que subiu a rampa do Planalto e, então, segundo o dicionário, existe o feminino de presidente. O feminino é presidenta. Já perguntaram para Dilma se ela quer ser chamada de “a presidente” ou “a presidenta”. Segundo consta, ela aceitará as duas formas. Tudo bem.
Esquecendo de lado a gramática, creio que as mulheres precisam valorizar o seu poder. De fato, existe discriminação até no linguajar. Acho estranho chamar uma diretora de diretor, porque, afinal de contas, a maioria das diretoras de escolas são mulheres altamente competentes e deviam exigir o título de diretora mesmo ( como a diretora professora Maria Aparecida Fernandes o faz). Nada da bobagem de colocar abaixo do nome: fulana de tal- Diretor de...
E se você pensa que é só o caso de presidente/ presidenta, diretor/ diretora, está enganado (a). Veja, por exemplo, o caso de coronel cujo feminino é coronela; de general cujo feminino é generala. Soa estranho, soa e por quê? Porque esses cargos eram exclusivos do mundo masculino, atualmente, com competência, as mulheres os exercem. Nada mais justo que chamá-las da forma que elas quiserem, não é?
Já escuto alguém alegando que a Língua Portuguesa é difícil. Se compararmos com a Língua Inglesa – que é o que eu tenho por base por ser professora de Inglês _, é mesmo!
O engraçado é que , por exemplo, gente simples diz: “Ela é minha parenta” E pessoas “letradas” e da classe média riem e acham que essa pessoa errou. Não errou!!
O feminino de parente sempre foi parenta.O que falta mesmo é nós darmos mais valor nas palavras e pessoas “femininas”.
Quanto a Exma. Sra. Presidenta Dilma, podem escrever ou chamar Exma. Sra. Presidente Dilma, mas que ficará estranho, ah isso ficará!

Professora Patrícia Magalhães
Professora de Inglês - Curso G9