Educação Permanente

Educação Permanente

sábado, 12 de setembro de 2009

Educação na Idade Média

Aos alunos do 2º período de Pedagogia que não puderam comparecer a aula do dia 09/09 por motivo justo e comprovado, deixo abaixo as perguntas que nortearam a nossa discussão.
A discussão valeu 20 pontos. Como não tem como avaliar os que estiveram ausentes com justificativa, oriento para responderem as perguntas e me entregar no dia 16/09, juntamente com a resenha que pedi para fazerem.

Discussão do filme “Em Nome de Deus”

1- Conte, resumidamente, o filme que você assistiu.
2- Em que época se passa o romance?
3- Quem era Abelardo?
4- Quem era Heloísa?
5- Abelardo era preceptor de Heloísa. Isso é comum hoje em dia? Qual outra função semelhante você vê atualmente nas escolas?
6- Quais as características do professor Pierre Abelardo?
7- Como era a relação aluno X professor com os estudantes, no caso Abelardo?
8- E com os outros professores?
9- Como eram as aulas de Abelardo? Os alunos participavam e gostavam?
10- Quais as crenças idealistas que ele tinha em relação a educação e ao conteúdo?
11- Qual o quadro de educação que ele delineia?
12- Qual era o currículo de estudo das escolas da época?
13- Como era considerada a educação das mulheres?
14- Compare a educação medieval que Abelardo ministrava com a educação dos outros professores.
15- Por que a Igreja tolerava as atitudes docentes de Abelardo, contrárias às suas orientações didáticas (da Igreja)?
16- É possível acontecer uma relação amorosa entre professor X aluno nos dias atuais? Você concorda com isso?
17- Abelardo criou muitos inimigos por causa de suas idéias polêmicas. Por que suas idéias não eram aceitas e incomodavam tanto?
18- O que foi comentado acima acontece com um professor atual, quando quer quebrar paradigmas e trabalhar com novas idéias e novas propostas educacionais?
19- Fale sobre o poder da Igreja na Idade Média, que você pode perceber no filme.
20- Quais os castigos dados as mulheres que desobedeciam as ordens ou “pecavam” sexualmente?
21- Em relação ao contexto: econômico, social, político – a educação medieval fazia sentido? Ela atendia às necessidades da época?
22- O que você mudaria na educação medieval, se ela fosse aplicada aos dias de hoje?
23- Faça sua apreciação sobre a educação medieval: pontos positivos e negativos.
24- Existe algum aspecto que não foi comentado e que você gostaria de destacar?

O Diálogo Socrático

Ao 2º período de Pedagogia,

Deixo postado os slides contendo a aula de sábado - 12/09/09.
Relembro que o exercício que deixei deverá ser entregue na aula de 23/09 - dia da prova.
Aproveito para colocar aqui o exercicio, caso alguém não o tenha pego. Deixo também as atividades avaliativas deste bimestre,conforme decidido entre nós.
Tenham um bom final de semana. Até 4ª feira, se Deus quiser.


O Diálogo Socrático

Exercício sobre Sócrates:
“Eu sou semelhante ao torpedo (peixe-elétrico), quando aturdido, posso produzir nos outros o mesmo aturdimento, pois não se trata de que eu esteja certo e semeie dúvidas na cabeça alheia, mas de que, por estar eu mais cheio de dúvidas do que qualquer pessoa, faço duvidar também os outros.”
Com base na citação acima, que se refere a uma fala de Sócrates no diálogo de Platão, Ménon, responda às questões:
a- Em que consiste o método socrático?
b- Em que medida a afirmação de Sócrates,colocada acima, ainda hoje pode ter valor para a educação?

AVALIAÇÃO DO 1º BIMESTRE DO 2º SEMESTRE

1- Pesquisa – 20 pontos – 16/09/09
Pesquisar a educação na idade média: contexto histórico; educação bizantina; educação islâmica; educação européia (escolas monacais, renascimento carolíngio, renascimento das cidades, a formação de “gentes de ofício”, a formação militar, as universidades, a educação das mulheres, o servo de gleba).
Colocar introdução, desenvolvimento, conclusão e bibliografia.
2- Estudo de textos diversos, que serão dados ao longo do bimestre – 20 pontos
3- Filme/Discussão – 20 pontos- 09/09/09
Em Nome de Deus – Abelardo e Heloísa: fazer uma resenha do filme, sob o ponto de vista educacional da idade média.
4- Participação/Frequência e Pontualidade – 20 pts
5- Prova escrita – 20 pontos – 23/09/09

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Aula de sábado - 12-09-09

Pessoal do 2º período de Pedagogia,

No sábado iremos corrigir o exercicio que entreguei a voces na 4a feira.
Após a correção, o aluno que quiser refazer essa atividade, poderá refazê-la e me entregar novamente na próxima 4ªfeira - 16/09/09. Assim fazemos a recuperação paralela.

Até lá,

Profª Marcia Gil

Educação Medieval - filme

Alunos do 2º período de Pedagogia,

Deixo aqui os slides contendo a reflexão que fizemos sobre o filme Em Nome de Deus.
Aproveito para deixar tambem os preços das camisetas da pedagogia. Me deem um retorno no sabado, por gentileza:
Stock Camisetas: Malha fina - 13,60
Malha de algodao babylook - 11,20
Malha de algodao comum - 12,70
Beijos a todos,
Profª Marcia Gil