Educação Permanente

Educação Permanente

terça-feira, 16 de novembro de 2010

O orgulho de SER professor

Tem-se tornado comum os canais de televisão divulgarem professores sofrendo agressões físicas praticadas pelos seus alunos adolescentes na própria sala de aula. No último dia 12, chegamos ao absurdo de ver uma agressão violenta, praticada por um estudante de enfermagem de 23 anos, de uma escola particular, contra a coordenadora.
Acredito que esses fatos também têm contribuído para que os nossos jovens não queiram seguir a carreira de professor, o que me deixa muito preocupado porque quando se discute os mais diversos problemas do nosso país, percebemos que as soluções sempre passam pela educação.
Neste momento, o que fazer? Nas reuniões de professores que realizo no Curso G9, tenho sempre dito que não podemos desanimar por fatos negativos ocorridos em nossa sociedade. Precisamos divulgar as inúmeras situações positivas que vivemos com nossos alunos em sala de aula, situações que, com raras exceções, a mídia tem interesse em divulgar. É preciso, cada vez mais, valorizar e se orgulhar da nossa profissão de professor. Essa deve ser a postura do Educador que sabe da importância de sua contribuição no mundo atual.
Este artigo foi escrito no início da manhã do dia 13 de novembro. Nessa data, às 7 horas da manhã, fui ao café do Vadinho, dei bom dia aos funcionários e a duas famílias que têm filhos no Curso G9. Todos eles retribuíram meu bom dia com a seguinte frase: Bom dia, Professor! Sinto-me orgulhoso de carregar junto ao meu nome o título de Professor.
Ao longo dos anos, construímos nossa história, influenciamos e contribuímos com as decisões de nossos alunos, portanto nossas atitudes servem de exemplo para eles. Pedi permissão à professora Maria Aparecida Fernandes para publicar o texto de uma carta enviada, neste mês, por uma ex-aluna dela, do colégio Major João Pereira:

“Na última eleição, ao entrar novamente, após anos e anos, na Escola Major Pereira, tive a surpresa de encontrar minha seção na antiga sala de aula, que um dia foi o espaço da 4ª série. Por um momento, uma imagem se formou. Profª Fernandes lendo a História de Narizinho, de Monteiro Lobato e nós, alunos, alimentados pelo silêncio e pela imaginação, dançávamos no ritmo daquela leitura. A sala guarda a magia de muitos momentos. Saí de lá, agradecendo por ter sido contaminada pelo gosto do saber, da leitura, das palavras. Obrigada, Fernandes.
Uma aluna dos anos 70.”

A verdadeira educação é uma arte realizada por pessoas especiais que têm a oportunidade de preparar nossos jovens para se transformarem em futuros líderes , os quais terão a responsabilidade de construir uma sociedade melhor, mais justa.
Para isso, como diz o professor Mario Sergio Cortella: “sejamos velozes sem pressa. A velocidade requer deixar as pessoas em estado de atenção permanente, enquanto pressa é deixá-las em estado de tensão permanente”.
Um conselho: inspire seus alunos pelos valores e pela força de seu trabalho e não apenas pelo seu carisma ou hierarquia.

Professor Hilson Háliz Dias Perlingeiro
Diretor Administrativo do Curso G9