Educação Permanente

Educação Permanente

sábado, 14 de março de 2009

Relações interpessoais e primeiras impressões

Queridos alunos,

Deixo aqui uma reflexão para a semana sobre os erros que cometemos ao julgar somente pelas primeiras impressões.
Penso que a reflexão vai enriquecer a vida profissional de vocês, tornando-os mais competentes e cultivando relações interpessoais mais profícuas e duradouras. Acesse aqui

Boa semana a todos
Profª Marcia Gil

sexta-feira, 13 de março de 2009

Técnicas de Seleção de Recursos Humanos

Deixo aqui um material contendo técnicas de seleção utilizadas em candidatos a emprego.
Espero que seja útil a vocês, principalmente aos que solicitaram essa leitura.
Qualquer dúvida ou sugestão, é só deixar o recado. Acesse aqui.
Um abraço a todos,
Profª Marcia Gil

terça-feira, 10 de março de 2009

Solicitações dos alunos

Alunos da disciplina Atividades Complementares,

Ao saberem que fui pedagoga de empresa e que, dentre várias funções, atuei em recrutamento e seleção de engenheiros trainees, vocês solicitaram sugestões, orientações e materiais que os ajudassem a se preparar melhor para entrevistas de estágio e futuros empregos. Achei ótimo o interesse. Estou preparando material para consulta neste blog. Partilharei isso em sala de aula no nosso próximo encontro, quando poderemos trocar idéias a respeito.
Aguardem até 6a feira, quando já terei postado o que prometi.

Abraços e boas aulas!

Aula de Março - Atividades Complementares

Em março estudamos o tema MULTICULTURALISMO - INCLUSÃO/EXCLUSÃO.
Foram usados vários materiais para "alimentar" o aluno e permitir uma discussão aprofundada e de nível acadêmico, dentre eles:
1- Arquivo de ppt contendo comentários sobre multiculturalismo e sua relação com a educação como condição de inclusão ou exclusão. Acesse o arquivo: Engenharia de Produção Fabricação Mecânica Automação Industrial.
2- Charge de formatura e sua relação com o ENADE: a- Você concorda com a avaliação do MEC como forma de garantir a qualidade dos cursos de graduação? b- A avaliação da OAB para receber o registro como advogado é correta? c- Por quê os outros cursos não fazem isso? Acesse a charge.
3- Música "Samba do Crioulo Doido"- Quarteto em Ci : a- O compositor não tem estudo e o pouco que estudou não serviu para fazer uma música com coerência. Por quê? b-Dominamos os conhecimentos históricos colocados na letra da música? Como foi a educação que recebemos? Uma educação sem qualidade inclui o profissional no mercado de trabalho? Acesse a letra da música.
4- Material sobre educação tirado do livro "Cidadão de Papel" do jornalista Gilberto Dimenstein, capítulo Educação (fizemos a leitura em pequenos grupos). O livro faz parte do acervo da biblioteca do UNIVERSITAS e pode ser utilizado por qualquer pessoa cadastrada. Foi feito um debate a respeito do tema em questão. Acesse o roteiro da discussão.
5- Fez-se a leitura de alguns artigos da revista VEJA sobre educação (também em pequenos grupos), seguida de plenário e um júri simulado com o questionamento: A educação inclui ou exclui as diversas camadas excluídas da população?
Os debates foram intensos e muito bem participados. Parabéns aos alunos.

Bom proveito com o uso do material.

segunda-feira, 9 de março de 2009

Aula de Fevereiro - Atividades Complementares

Anexo, alunos e outros visitantes encontrarão material da aula de fevereiro da disciplina Atividades Complementares.
O tema central foi sociodiversidade. Fez-se a apresentação do plano de ensino e de aula, seguida de diversas atividades voltadas ao ENADE, sociodiversidade, AACC.
Nessa aula foi simulada uma prova do ENADE de 2008 contendo as dez questões relativas a conhecimentos gerais aplicadas no exame oficial do MEC. Acesse aqui a prova . Gabarito da prova. Em seguida foi montado um gráfico com o resultado da prova simulada. Seguiram-se vários debates sobre sociodiversidade e auto-avaliação do aluno em vista dos pontos atingidos na prova.
Foi lida uma noticia do dia 31/01/09 contendo a portaria do MEC sobre o ENADE 2009. Acesse aqui a notícia. Para encerrar, assistiu-se a um vídeo contendo um TCC com uma suposta invasao dos EUA ao Brasil. Nele tentou-se identificar os diversos conhecimentos gerais exigidos dos alunos para elaborar o TCC. Foi divertido e com uma discussão muito produtiva! Quer assistir ao vídeo?
Deixo anexo também o plano de ensino, o plano de aula da disciplina e o calendário das aulas de Atividades Complementares.Acesse aqui o Plano de Ensino Plano de Aula Calendário da Engenharia Calendário Fabricação Mecânica Calendário Automação Industrial.
Qualquer dúvida ou sugestão, postem seus comentários.
Um abraço a todos!

domingo, 8 de março de 2009

APRESENTAÇÃO

Bem vindo ao meu blog.

Aqui você encontrará aulas ministradas no UNIVERSITAS - Centro Universitário de Itajubá (www.universitas.edu.br) , textos diversos, sugestões de leitura, vídeos, arquivos, dentre outros materiais para seu aperfeiçoamento pessoal e profissional.

Bom proveito!

Um abraço,

Profª Marcia Gil