Educação Permanente

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terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Gestão Escolar e Execução do Planejamento

Oi, professores e colegas

O ano começa e novos planos são feitos, novos projetos se preparam para serem executados. A educação sofre com um problema sério de gestão escolar: os projetos são de boa qualidade, mas não são executados a contento.
Penso que uma reflexão mais detalhada a respeito merece ser feita. Sugiro, pois, o artigo abaixo e, posteriormente, uma auto-avaliação de nossa própria gestão da educação. Boa leitura a todos!
Capacidade de execução na educação
Paulo Sertek
Ram Charan é considerado atualmente um dos mais influentes pensadores da arte de gestão, e faz imenso sucesso com o livro Execução: a disciplina para atingir resultados. Destaca que, independentemente do setor que se pretenda organizar, para atingir resultados é necessária a disciplina da execução. Por quê? Constatou que a maior parte dos planejamentos estratégicos das empresas públicas ou privadas padece do pecado de origem: por melhores que sejam os seus planos, eles naufragam, na grande maioria, por falta de capacidade de execução. Em geral, o planejamento ou as diretrizes padecem do mal do abstracionismo. As ideias são boas, não obstante sofrem com a falta de adequação à realidade da implementação. Os planejamentos nascem com irrealismo, pois não se preveem os verdadeiros gargalos. Os dirigentes não se antecipam às dificuldades sobre como transformar as diretrizes gerais em planos rigorosos e sistemáticos de seguimento das metas.

Diz Charan que: “Muitos (dirigentes) não compreendem o que precisa ser feito para converter uma visão em tarefas específicas, pois seu pensamento de alto nível é muito amplo. Eles não levam as coisas adiante e não fazem acontecer; os detalhes os aborrecem. Eles não cristalizam o pensamento ou preveem os obstáculos. Não sabem como escolher as pessoas com habilidade para executar. Sua falta de envolvimento os priva de um julgamento consistente sobre as pessoas, o que só se adquire com a prática”.
Artigo retirado do Jornal Gazeta do Povo, 11/01/2011 - Curitiba PR
Profª Marcia Gil de Souza
Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio e PV

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