Educação Permanente

Educação Permanente

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

SUCESSO E RECONHECIMENTO DOS QUE SUPERARAM O BULLYING

A volta por cima de um grande talento
Professor Vicente Carlos Martins
Você sabe o que é resiliência?
Um conceito físico: propriedade pela qual a energia armazenada em um corpo deformado é devolvida quando cessa a tensão causadora da deformidade (um elástico, que mesmo depois que encolhe, pode ser esticado novamente).
Em termos de comportamento humano, é entendida como nossa capacidade de superar sofrimentos (muito evidente nas vítimas recentes das tragédias causadas pelas chuvas), dor, rancor, mágoa e transformar tudo isso em aprendizado e superação.
A resiliência pode ser então uma forma individual de reação ao bullying.
Um caso muito interessante de um excluído resiliente
Nem sempre a vida de uma personalidade famosa representou um mar de rosas. Durante a jornada estudantil muitas foram vítimas de bullying, mas com o desejo de ver o mundo de um ângulo diferente, elas superaram traumas e dificuldades. Transformaram dor, mágoas e sofrimentos em superação e transcendência, fizeram história em seu meio ou em toda sociedade como um todo.
A história que vou contar abaixo é um desses casos. Omitirei o nome da personalidade, o qual citarei apenas no final.
“Após o divórcio dos pais, ele e suas irmãs foram criados por sua mãe, mulher de personalidade forte, que teve papel marcante em sua história de vitórias. A ausência de seu pai foi só um dentre vários obstáculos em sua vida. No oitavo ano, ele foi diagnosticado com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). Segundo seus professores, ele não prestava atenção nas aulas, não parava quieto e não fazia as tarefas escolares. De um deles recebeu o veredicto que jamais seria bem-sucedido na vida pela falta de concentração (um alerta para nós professores!).
Essas paisagens fizeram que ele sofresse bullying por anos consecutivos. Também era humilhado frequentemente por ser muito magro, alto, orelhudo e desengonçado. Uma vez, no ônibus escolar, alunos mais velhos arrancaram seu boné e atiraram pela janela.
Aos 11 anos de idade, em uma competição de natação, alguns meninos por pouco não mergulharam sua cabeça na privada. Ele escapou. “Estava formada uma raiva interior que ele não dividiu com ninguém, mas que soube usar como fonte motivadora, em especial na piscina”, descrito em Sem Limites, seu livre autobiográfico.
Ele encontrou na natação um refúgio frente às constantes brigas entre seus pais, além de poder direcionar seu foco. Sua mãe declarou à revista US MAGAZINE que o bullying e as adversidades fizeram com que ele se fortalecesse e batalhasse mais.
Este garoto, que era intimidado, “zoado” e agredido por valentões na escola, simplesmente trata-se do nadador americano que conquistou oito medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim (2008): Michael Phelps.
Fonte:
Mentes Perigosas nas Escolas
Ana Beatriz Barbosa Silva
Editora Fontanar

Nenhum comentário:

Postar um comentário