Educação Permanente

Educação Permanente

domingo, 6 de fevereiro de 2011

2011 – ANO INTERNACIONAL DAS FLORESTAS

Pessoal, o prof.Tommy nos presenteou com um texto excelente para aprofundarmos a reflexão sobre a Feira do Conhecimento deste ano, referente às florestas e à química.
Boa leitura a todos.

2011 é o Ano Internacional das Florestas. O objetivo é sensibilizar a sociedade para a importância da preservação das florestas para a garantia da vida no planeta.
Segundo dados do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, as florestas representam 31% da cobertura terrestre do planeta, servindo de abrigo para 300 milhões de pessoas de todo o mundo e, ainda, garantindo, de forma direita, a sobrevivência de 1,6 bilhões de seres humanos e 80% da biodiversidade terrestre.
Em pé, as florestas são capazes de movimentar cerca de $ 327 bilhões todos os anos, mas infelizmente as atividades que se baseiam na derrubada das matas ainda são bastante comuns em todo o mundo.
A idéia é promover, durante os próximos 12 meses, ações que incentivem a conservação e a gestão sustentável de todos os tipos de floresta do planeta, mostrando a todos que a exploração das matas sem um manejo sustentável pode causar uma série de prejuízos para o planeta.
Entre eles podemos citar:
- a perda da biodiversidade;
- o agravamento das mudanças climáticas;
- o incentivo a atividade econômicas ilegais, como caça de animais;
- o estímulo a assentamentos clandestinos;
- e ameaça à própria vida humana.

A IMPORTÂNCIA DAS FLORESTAS E A CONSCIENTIZAÇÃO DO MUNDO
O homem precisa satisfazer suas diversas necessidades, e para isso está sempre recorrendo à Natureza, retirando dela tudo aquilo que precisa. Para isso damos o nome de exploração.
Hoje, já sentimos as conseqüências da exploração indiscriminada dos recursos naturais no nosso dia-a-dia e temos conhecimento dos problemas enfrentados pelo planeta com tudo isso. Um dos maiores recursos naturais explorados pelo nosso país são as florestas.

A Exploração das Florestas
As florestas guardam uma grande riqueza em sua diversidade. Plantas e animais desconhecidos, madeira, minérios e outros recursos explorados fazem parte deste tesouro e são de grande interesse - principalmente econômico - para o homem.
A exploração leva à retirada da vegetação natural para a obtenção de madeira, usada pelas fábricas de móveis, pela indústria de papel e celulose ou para exportação. Com isso, a área devastada pode ser utilizada para a monocultura agrícola, para a formação de pastos, para criação de animais, e ainda explorada pela indústria mineradora.
Aos poucos, pela exploração descontrolada, as florestas vão desaparecendo. Animais e vegetais que poderiam ser utilizados pela Ciência e pela Medicina desaparecem, pois já não possuem mais seu habitat, os solos são compactados ou degradados pela erosão e os rios sofrem assoreamento devido à retirada da mata ciliar.
Precisamos, antes de tudo, repensar a importância que as florestas possuem em nossas vidas, assim como as áreas verdes em nossas cidades, e as conseqüências da real possibilidade de seu desaparecimento.
Precisamos pensar também na possibilidade de Exploração e Natureza poderem "conviver" de forma equilibrada sem causar danos maiores ao nosso ambiente e à nossa forma de viver.

Você sabia...
- que a Mata Atlântica cobria todo o litoral brasileiro (1 milhão de km2) e hoje está reduzida a apenas 4% do seu estado original?
- que a Floresta Amazônica brasileira representa 40% das reservas de florestas tropicais úmidas ainda existentes no planeta?
- que as queimadas contribuem para a emissão de grandes quantidades de gás carbônico na atmosfera, contribuindo para o efeito estufa?
- que as matas, além de diminuírem os riscos de erosão, contribuem também para a manutenção do ciclo hidrológico e da estabilidade climática?
- que as florestas tropicais possuem solos muito pobres e que a sua manutenção é realizada pela rápida reciclagem dos materiais em decomposição encontrados nestes lugares?

Agora você já tem muitos motivos para preservar o pouco que restas das nossas florestas. E em 2011 vamos cuidar das florestas, do meio ambiente … vamos cuidar de nós!
Prof. Tommy
professor de Física - Curso G9

2 comentários:

  1. Vamos todos conhecer e refletir sobre as floretas; por uma boa feira do conhecimento e por um planeta melhor!
    Profª Maíra

    ResponderExcluir
  2. Ótima contribuição para a Feira do Conhecimento. Podemos pensar em subtemas a partir desta leitura.

    ResponderExcluir