Educação Permanente

Educação Permanente

sábado, 12 de março de 2011

Meditação e Relaxamento

Colegas, neste ano de 2011 iniciamos um processo de desenvolvimento da nossa capacidade de relaxamento, meditação e alongamento. Toda a escola está envolvida com isso, alunos, professores, funcionários, diretores, coordenadores...
Vale a pena, portanto, refletirmos sobre os benefícios dessa verdadeira terapia.

TAI + CHI + CHUAN
TAI - Nobreza de sentimentos
Equilíbrio
Magnanimidade
CHI - Força de vontade
Persistência
Resistência à adversidade
CHUAN - Agilidade
Rapidez
Flexibilidade (nas dificuldades)

DEFINIÇÃO E ORIGEM
É uma forma de meditação e movimento com mais de mil anos de história. Originou-se da filosofia taoísta, combinada com a arte marcial para fins de longevidade e conscientização cósmica, harmonização universal, saúde física e defesa pessoal. Evoluiu, de simples exercícios para fortalecer o corpo, para uma forma de auto-defesa.
Hoje, jogando e dançando em diversos países, é procurado como um método singular de preservação de juventude e saúde.

BENEFÍCIOS
Equilíbrio psico-somático - fortalece o corpo, movimentando simultaneamente todas as suas partes. A pessoa torna-se mais ágil e leve, com movimentos suaves e calmos. O corpo ganha nova estabilidade. Relaxa e acalma os nervos. Elimina pensamentos negativos. Ajuda no tratamento de doenças mentais. Promove a paz mental.
Conserva ou restaura a juventude e aplica a terapêutica para diversas doenças, tais como - doenças do coração, anormalidade de pressão, inflamação nas juntas, etc. O motivo é que sua prática melhora a circulação, chegando a sua influência até a extremidade dos nervos.
Melhora a memória e o raciocínio. Sua finalidade é promover a paz interior a toda hora, criando uma vida real e feliz.
Sua prática torna a pessoa mais pacífica consigo mesma e com o mundo.

Boa meditação a todos,
Um abraço,
Profª Valência
Educação Física

Um comentário:

  1. Valência, que bom que esse ano vocês puderam realizar uma avaliação física em todos os alunos, dessa forma acaba sendo um insentivo para a prática dos esportes, pois os alunos verão mudanças em seus corpos e entenderão a importância da prática de exercícios físicos regulares em nosso dia a dia. Sem contar a meditação que as atletas já colocaram em prática e agora chamam os colegas a participarem do Tai chi em sala. Parabéns pelo excelente trabalho!

    ResponderExcluir