Educação Permanente

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quarta-feira, 6 de abril de 2011

VOCÊ SABE OUVIR ?

Como você vem se comunicando na empresa, em casa e com seus amigos? Consegue ser entendido? Consegue entender o que te solicitam? É claro no que fala? Atende com qualidade os que o solicitam?
Na comunicação, ouvir é fundamental.
EU PRECISO ENTENDER PARA ATENDER
No processo de comunicação, o emissor é responsável por 50% do sucesso da mensagem transmitida, e o receptor os outros 50%.
Não espere pelo outro para que o processo de comunicação seja eficaz. Faça a sua parte. Garanta o entendimento. Quem não entende não atende.
Você é um bom ouvinte?
Se for, tem grandes chances de estabelecer uma boa comunicação.
Faça o teste a seguir e valide sua percepção.

VOCÊ SABE OUVIR?

1 – Para ouvir, você mantém postura firme defronte a quem vai lhe falar assegurando um ambiente favorável?
( ) Geralmente
( ) Às vezes
( ) Raramente
2 – Para escutar você observa quem fala?
( ) Geralmente
( ) Às vezes
( ) Raramente
3 – Decide, julgando pela aparência e maneira de falar do interlocutor, se o que ele tem a dizer vale a pena ou não?
( ) Geralmente
( ) Às vezes
( ) Raramente
4 – Escuta procurando principalmente ideias?
( ) Geralmente
( ) Às vezes
( ) Raramente
5 – Enquanto ouve você, se deixa levar pelas suas tendências e as justifica perante o que diz o outro?
( ) Geralmente
( ) Às vezes
( ) Raramente
6 – Você presta atenção a quem está lhe falando?
( ) Geralmente
( ) Às vezes
( ) Raramente
7 – Ouvindo uma opinião com a qual não concorda, você interrompe imediatamente quem lhe fala?
( ) Geralmente
( ) Às vezes
( ) Raramente
8 – Antes de emitir sua opinião sobre alguma coisa que ouviu, você procura certificar-se de que compreendeu o que lhe foi dito?
( ) Geralmente
( ) Às vezes
( ) Raramente
9 – Sentindo que as suas convicções estão sendo abaladas pelo que ouve, você trata de “se desligar”?
( ) Geralmente
( ) Às vezes
( ) Raramente
10 – Você procura conscientemente avaliar o real significado da mensagem que ouve?
( ) Geralmente
( ) Às vezes
( ) Raramente
Chave de correção:
Questões 1-2-4-6-8-10
Geralmente – 10 pontos
Às vezes – 05 pontos
Raramente – 0
Questões 3-5-7-9
Geralmente – 0 pontos
Às vezes – 05 pontos
Raramente –10
Resultado:
0 a 70 – Você tem maus hábitos de audição
75 a 85 – Ouve bem, mas pode melhorar
90 a 100 – Parabéns, você é um ótimo ouvinte

SABER OUVIR
A capacidade de ouvir ativamente é fundamental para se conseguir boas comunicações. Aqui estão alguns pontos que podem ajudar as pessoas a serem melhores ouvintes. Alguns podem parecer muito simples e óbvios, mas pergunte-se constantemente, à medida que você for lendo estas dicas: “Quão frequentemente as pessoas com quem convivo, profissional e pessoalmente, tomam tais cuidados? Quão frequentemente eu próprio me preocupo com tais pormenores?”.

PARE DE FALAR – Você não poderá ouvir enquanto estiver falando;
COLOQUE-SE NO LUGAR DO OUTRO - Procure colocar-se no lugar do outro para poder sentir onde ele está querendo chegar;
PERGUNTE QUANDO NÃO ENTENDER - Ou quando necessitar de esclarecimentos adicionais, e também quando desejar mostrar que está escutando;
NÃO SEJA APRESSADO - Não interrompa a outra pessoa, dê-lhe tempo para dizer aquilo que tem a dizer;
CONCENTRE-SE NO QUE ELE ESTÁ FALANDO - Focalize sua máxima atenção no que o outro estiver dizendo. Procure a mensagem
DÊ SINAIS DE QUE VOCÊ ESTÁ OUVINDO - Utilizando formas verbais e não verbais de comunicação;
CONTROLE SUAS EMOÇÕES – Elas podem constituir sérias barreiras à comunicação eficaz;
COMPARTILHE DA RESPONSABILIDADE PELA QUALIDADE DA COMUNICAÇÃO – Somente uma parte da responsabilidade pertence ao emissor. Você é o ouvinte e, como tal, desempenha um papel importante dentro do processo. Mostre ao outro que você está ouvindo;
REAJA ÀS IDEIAS E NÃO À PESSOA – Não permita que suas reações à pessoa influenciem no julgamento do que ela diz. As ideias podem ser boas, não obstante sua impressão sobre a pessoa;
NÃO “DISCUTA MENTALMENTE” – Quando você está procurando entender outra pessoa, é sempre problemático “discutir” com ela mentalmente, à medida que ela vai falando. Isto estabelece uma barreira entre você e o orador;
USE A DIFERENÇA ENTRE AS VELOCIDADES DE PENSAR E DE FALAR – Você pode pensar mais rápido do que fala. Use esta diferença em sua vantagem para permanecer no rumo certo, preparar o que vai dizer enquanto fala, pensar naquilo que a outra parte já disse e avaliar o desenvolvimento da comunicação. A diferença é falar entre 100 a 150 palavras por minuto e pensar entre 250 a 500 palavras por minuto;
“OUÇA” AQUILO QUE NÃO FOI DITO – Por meio de uma “audição ativa” pode-se captar muitas coisas além do que a pessoa está dizendo (ou seja, ouvir “nas entrelinhas”);
OUÇA COMO ALGO É DITO – Frequentemente concentramo-nos tão profundamente naquilo que é dito, que nos esquecemos da importância das reações emocionais e das atitudes relacionadas àquilo que foi dito. As atitudes e reações emocionais do emissor podem ser mais importantes para a compreensão da mensagem do que aquilo que está dito em palavras;
NÃO ANTAGONIZE O EMISSOR – Você pode, antagonizando-o, fazer com que ele esconda suas ideias, emoções e atitudes;
EVITE INFERIR SOBRE O EMISSOR – Evite inferir que o emissor não o encara porque está mentindo, que está tentando embaraçá-lo, que está distorcendo a verdade porque não concorda com o que você pensa, que está mentindo porque interpretou os fatos de forma diferente da sua, que é amoral porque está procurando convencê-lo a concordar com seus pontos de vista, que é inflamado porque se entusiasmou na apresentação de suas opiniões, etc. Inferências como estas podem afetar seu julgamento e compreensão do que está sendo dito;
EVITE CLASSIFICAR O EMISSOR – Muito frequentemente enquadramos uma pessoa dentro de determinado estereótipo. Agindo assim, nossa percepção daquilo que ele diz ou do que ele quis dizer fica condicionada ao que sentimos pelas pessoas classificadas nos estereótipos. Às vezes, essa classificação nos ajuda a conhecer as pessoas e a entender suas inclinações, mas, certamente, devemos estar cientes de que as pessoas são diferentes e que não podem ser estereotipadas;

EVITE JULGAMENTOS PRECIPITADOS – Espere até que todos os fatos sejam colocados antes de fazer qualquer julgamento;

RECONHEÇA SEUS PRÓPRIOS PRECONCEITOS – Procure estar seguro de sua imparcialidade com relação ao
Você conhece quais são os principais ruídos no processo de comunicação?

RUÍDOS
É identificado na comunicação humana como o conjunto de barreiras, obstáculos, acréscimos, erros e distorções que prejudicam a compreensão da mensagem em seu fluxo “emissor x receptor” e vice versa.

PRINCIPAIS RUÍDOS NA COMUNICAÇÃO
 Ausência de identificação entre o emissor e o receptor, com percepções e reações diversas sobre uma mesma mensagem e seu conteúdo.
 Mensagem mal estruturada, seja no uso inadequado de códigos, seja no emprego deficiente de canais.
 Deformação do conteúdo da mensagem durante o processo de sua transmissão entre a fonte e o destinatário.
 Omissão de detalhes importantes da mensagem em nome de falsa objetividade ou comodidade.
 Deformações nos modos de falar, escrever, ouvir e ler, tanto do emissor como do receptor.
 Problemas de ordem pessoal entre emissor e receptor e vice-versa, prejudicando a boa assimilação da mensagem veiculada.
 Manifestação de boatos.
 Ausência de tempo hábil para codificar e decodificar a mensagem, prejudicando sua compreensão.
 Sobrecarga ou, ao contrário, escassez de informações durante a transmissão da mensagem.

FATORES PARA SE COMUNICAR COM PROVEITO
- As palavras e frases usadas:
o Devem ser simples
o Devem ser claras
o Devem ser espontâneas .
- A maneira de transmitir:
o Atenciosa (atenção centrada/simpatia)
o Com sinceridade (pautada na verdade/fatos)
o Gerando confiança
o Sem afetação
o Com gesticulação (o corpo fala)
o Com dosado tom de voz e inflexões de acordo com o assunto em questão.

A comunicação possibilitará:
- Desenvolvimento de VISÃO DE FUTURO e definições de ESTRATÉGIAS.
- Definição clara dos OBJETIVOS e PRINCÍPIOS propostos.
- ALINHAMENTO do pessoal à FILOSOFIA e OBJETIVOS COMUNS.
- CAPACITAÇÃO e DESENVOLVIMENTO dos colaboradores.
- Ampliação de COMPETÊNCIAS HUMANAS.
- Formação e Consolidação de EQUIPES.
- Obtenção dos RESULTADOS contratados.
Profª Maria Lúcia Rodrigues Corrêa - Doutora em Administração pela Universidade FUMEC. Mestre em Administração pela FPL. Psicóloga pela UFMG com especialização em psicologia organizacional.
Artigo enviado pela professora Silvânia
Português

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