Educação Permanente

Educação Permanente

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Semana do Meio Ambiente e o Curso G9

Pessoal, estamos na semana do meio ambiente. A prefeitura de Itajubá está promovendo várias atividades, das quais o Curso G9 participou na 2a, 3a e 4a feira.
Nosso objetivo foi estar ao lado da secretaria do meio ambiente na proposta de relembrar as ações sustentáveis que precisam ser feitas em prol do planeta Terra.
Além disso, divulgamos nossa Feira do Conhecimento de 2011, cujo tema é Mata Atlântica e a Química da Vida.
O slogan (Mata Atlântica: Por uma Química mais Verde) e a logomarca foram desenvolvidas pelos alunos do Ensino Médio do G9 sob a orientação da profª Bruna, de Redação e da profª Anabel, de Arte.
Vejam abaixo o resultado do trabalho:
A logomarca escolhida, através de eleição entre todos da escola, foi a dos alunos Gabriel Valente e Luyz Renó, da M22. O slogan escolhido foi o dos alunos Clésio, Eduardo, Thales e Débora, da M12. Parabéns aos professores e alunos pelo excelente trabalho realizado.



Para continuar a enriquecer nossas reflexões, deixo aqui uma reportagem sobre iniciativas tomadas por escolas para proteger o meio ambiente.
Sugiro que pensemos o que cada um de nós pode fazer ou sugerir ao G9 para promover o meio ambiente dentro de nossa escola.
Boa leitura a todos!
Em São Paulo e no Rio, instituições abrigam iniciativas para proteger o meio ambiente
Leonardo Cazes
RIO - É do mundo acadêmico que saem os mais importantes alertas sobre as ameaças ao futuro do planeta. Nada mais lógico, então, que as universidades ponham em prática em seus campi iniciativas ecologicamente sustentáveis. Em São Paulo, USP e Unicamp testam o empréstimo de bicicletas para a circulação dos alunos. Já no Rio, a PUC promove, até sexta, sua 17 Semana do Meio Ambiente. As bikes, que há um mês começaram a ganhar a Cidade Universitária da USP, no Butantã, eram só uma ideia na cabeça de Mauricio Villar e Maurício Matsumoto quando os dois voltaram de um intercâmbio na França, em 2005. Alunos de Engenharia Mecatrônica, na época, eles resolveram desenvolver um sistema de aluguel de bicicletas baseado no que viram por lá, como trabalho de conclusão de curso. - Mostramos o protótipo conceitual para a coordenação do campus, que gostou e financiou - conta Villar.

Com duas estações e quatro bicicletas, o projeto PedalUSP está em fase de testes, mas já tem números positivos: a média diária, até agora, é de 5 a 6 corridas por veículo, com 500 inscritos. Já na Unicamp, dez bikes vêm sendo usadas para transporte no campus central, por até quatro horas por pessoa, desde o início de maio. Na PUC-Rio, a semana será dedicada ao verde, com apresentação de trabalhos ligados ao tema, exibição de filmes e várias ações de educação ambiental. A coordenadora de eventos do Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente (Nima), Fabiana Bellingrodt, explica que a iniciativa faz parte de um projeto da universidade. - No fim de 2009 foi lançado um documento com várias propostas para a PUC caminhar rumo à sustentabilidade. De hoje até quinta, quem entrar no estacionamento com três pessoas ou mais no carro não pagará nada. E, no dia 15 de junho, começa a coleta seletiva na universidade.

Profª Marcia Gil de Souza
Coordenadora do Ensino Médio

Nenhum comentário:

Postar um comentário