Educação Permanente

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sábado, 8 de agosto de 2009

História na vida, história na escola

Queridos alunos do 6º período de pedagogia de Brasópolis,

Deixo postado aqui os exercícios que enviei a todos na 5a feira passada.
Discutiremos os resultados na 2a feira. Nesse dia recolherei os exercícios.
Texto base: História na vida, história na escola.

Abaixo, os exercícios:
ESTUDO DE TEXTO (vide anexo)
“HISTÓRIA NA VIDA, HISTÓRIA NA ESCOLA”
No texto em anexo, serão apresentadas as razões que justificam o estudar a História e os objetivos de sua permanência no currículo escolar. Serão apresentados ainda critérios que auxiliam na definição dos conteúdos a serem trabalhados em sala, a maneira como os conceitos devem ser abordados no decorrer do processo de escolarização e como o cotidiano e a realidade social local devem ser utilizados de forma a conduzir o aluno à ultrapassagem do que já maneja e conhece em direção à incorporação e à reelaboração dos conceitos, tendo em vista a utilização desse conhecimento como ferramenta para o exercício da cidadania.

ATIVIDADES DE AUTO-AVALIAÇÃO
1- Sobre as razões da inserção da História enquanto disciplina curricular na educação básica, analise as seguintes assertivas:
I- Na atualidade, é importante o resgate da noção de patriotismo e, nesse sentido, o ensino da História pode contribuir na medida em que estudar o surgimento da nação, bem como de seus vultos exemplares, pode inspirar atitudes de nossos alunos no exercício da cidadania.
II- A construção da nossa identidade – pessoal ou social- perpassa pelo conhecimento de nosso passado, individual, familiar ou coletivo. Nesse sentido, o estudo da História pode nos proporcionar a reflexão acerca de quem somos.
III- Ensina-se e aprende-se História dada a necessidade que temos de nortear nossas ações atuais com base no que a experiência da humanidade, no passado, mostra-nos como sendo soluções prováveis para determinados impasses e problemas.
São verdadeiras as assertivas:
a- I e III b- III c- II e III d- II

2- Sobre a utilização do cotidiano do aluno nas aulas de História, analise as assertivas a seguir:
I- É imprescindível a utilização do cotidiano do aluno, pois, dessa maneira, ele conseguirá estabelecer relação entre o que vive e o que estuda, identificando-se enquanto sujeito da História.
II- Deve se constituir enquanto ponto de partida do trabalho pedagógico. A partir do cotidiano, devem ser conduzidas extrapolações que permitam ao aluno a compreensão de outras realidades, em outros tempos e lugares.
III- Deve ser usada com cautela, sempre procurando estabelecer diálogo entre realidade mais imediata do aluno (seu cotidiano) a outras realidades. Se esse cuidado não for tomado, corre—se o risco de reforçar estereótipos e lugares-comuns.
São corretas as alternativas:
a- I e II b- I, II e III c- II e III d- I e III

3- Acerca da relação entre ensino de História e manejo de conceitos, analise as assertivas a seguir:
I- O momento adequado para trabalhar determinado conceito é quando o conteúdo exigir seu manejo.
II- É preciso predeterminar aulas específicas para o trabalho com os conceitos por se tratar de elaborações complexas.
III- Os alunos não apresentam elaboração alguma sobre os conceitos,o que dificulta o ensino de História.
São verdadeiras as assertivas:
a- III b- II c- I d- I e II

4- Sobre o papel do professor de História, é incorreto afirmar:
a- Deve promover a transposição de conhecimentos fragmentados para conhecimentos sistematizados.
b- Deve levar em conta a realidade imediata do aluno, elementos da História local, sem perder de vista sua articulação com outros espaços, dada a realidade do processo de mundialização.
c- Deve provocar no aluno o estranhamento ao que parece ser amplamente conhecido, a partir de questionamentos acerca da realidade que o cerca.
d- Deve manifestar satisfação com o que o aluno produz num determinado momento e compreender que esse é o limite aonde ele pode chegar.

5- Sobre o ensino de História local, é correto afirmar que:
a- Pode dar voz a grupos que, numa abordagem macro, ficariam fora da História.
b- É dispensável, tendo em vista que os alunos realizam operações mais complexas.
c- Não pode constituir-se em objeto de avaliação, já que se constitui em apenas ponto de partida para o trabalho.
d- Deve ser concentrado nos anos iniciais da escolarização.

QUESTÕES PARA REFLEXÃO
Leia a poesia abaixo e responda as questões:
1- Qual é a visão de História defendida pelo autor da poesia?
2- Essa visão de História pode ser ensinada em sala de aula?
Perguntas de um trabalhador que lê
Bertolt Becht
Quem construiu Tebas, a cidade das sete portas?
Nos livros estão nomes de reis; os reis carregaram pedras?
E Babilônia, tantas vezes destruída, quem a reconstruía sempre?
Em que casas da dourada Lima viviam aqueles que a edificaram?
No dia em que a Muralha da China ficou pronta,
para onde foram os pedreiros?
A grande Roma está cheia de arcos-do-triunfo:
quem os erigiu? Quem eram
aqueles que foram vencidos pelos césares?
Bizâncio, tão famosa, tinha somente palácios para seus moradores? Na legendária
Atlântida, quando o mar a engoliu, os afogados continuaram a dar ordens a seus escravos.
O jovem Alexandre conquistou a Índia.
Sozinho?
César ocupou a Gália.
Não estava com ele nem mesmo um cozinheiro? Felipe da Espanha chorou quando
sua frota naufragou. Foi o único a chorar?
Frederico Segundo venceu a guerra dos sete anos. Quem partilhou da vitória?
A cada página uma vitória.
Quem preparava os banquetes comemorativos? A cada dez anos um grande homem.
Quem pagava as despesas?
Tantas informações. Tantas questões.
(http://www.iea.usp.br/iea/artigos/konderbrecht.pdf - página 29 - acessado em 06/08/2009)

ATIVIDADE APLICADA PARA SER FEITA NA PRÓXIMA AULA – 2ª feira – 10/08/09
Prepare uma aula introdutória, de início de ano, para a 5ª série, a partir da leitura da poesia acima. O objetivo é construir com os alunos uma noção do que é História e de quem são seus sujeitos.
OBS: quem quiser trazer outros materiais de consulta para realizar essa atividade, pode trazer.

Por que estudar história?

Queridos alunos,

A aula deste sábado (08/08) foi muito gostosa. Achei excelente a participação e o interesse de vocês.Penso que teremos ótimos encontros neste semestre.
Deixo a todos os que foram à escola e, em especial, aos que não puderam comparecer, o arquivo contendo os slides e documentos da aula de hoje.
Ao final dos slides, vocês encontrarão uma sugestão de avaliação para este bimestre. Vejam e analisem. Trocaremos idéias na 4a feira e decidiremos o que fazer.
Acessem aqui.

Deixo aqui também o exercício que passei a todos para ser entregue na 4a feira:
Exercícios de Pesquisa (para casa - individual – entregar em 12/08/09)
1- Pesquise os sítios indicados abaixo e selecione os tipos de temas que têm sido privilegiados nas pesquisas de história da educação no Brasil.
www.histedbr.fae.unicamp.br
www.sbhe.org.br
2- Reflita sobre filmes baseados em fatos históricos:
a- Primeiro faça o levantamento de filmes desse teor.
b- Em que medida seria possível o cineasta ser fiel aos fatos? Quais as vantagens e desvantagens dessa decisão?
c- Como avaliar a liberdade do cineasta para “recriar” os fatos, já que ele é um artista?

domingo, 17 de maio de 2009

Timidez no trabalho

Você é tímido?
Já sofreu na escola e no trabalho por causa da sua timidez?
Os seus relacionamentos amorosos ficaram prejudicados ou frustrados devido à sua timidez?
Quem sabe o vídeo que deixo aqui para seu acesso pode ajudá-lo a refletir a respeito do porquê da sua timidez e de como superá-la.
É um vídeo do Luis Marins, que tem uma retórica gostosa, é engraçado e muito objetivo.
Recomendo o vídeo.
Bom proveito, tenha uma boa semana.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Cine Clube

Pessoal, neste mês de maio estaremos refletindo sobre o tema violência.
Para tanto, recomendo assistirem ao filme "Verônica", a fim de aprofundarmos no assunto.

Verônica (Andréa Beltrão) é professora da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro há 20 anos. Em seu trabalho ela precisa enfrentar assaltos, tráfico de drogas, roubo de equipamento escolar e homicídios. Após todos esses anos ela está esgotada e sem paciência. Um dia, na escola onde trabalha, percebe que ninguém veio buscar Leandro (Matheus de Sá), um aluno de oito anos. Já é tarde da noite quando a professora decide levá-lo em casa. Ao chegar ao alto do morro, descobre que traficantes mataram os pais de Leandro e querem matá-lo também. Sem querer, ela se envolve numa trama de crime e corrupção. Acessem ao trailler do filme e a outros videos.

sábado, 25 de abril de 2009

Reflexão semanal Prof. Luis Marins

Deixo aqui uma reflexão do prof. Luis Marins "Qual cavalo você prefere?"Acesse aqui o texto.
É um texto que reflete sobre nossa postura e nossos comportamentos como funcionários. Vale a pena fazer uma autoavaliação.
Boa semana a todos!

sábado, 11 de abril de 2009

A força da motivação

Deixo postado aqui um video muito interessante do prof. Luis Marins sobre motivação.
O nome é A força da motivação - é preciso voltar a querer.
É uma mensagem forte, que mexe internamente conosco e provoca uma autoavaliação que, com certeza, nos levará a promover melhoras em nosso comportamento e em nossas buscas profissionais e pessoais.
Bom proveito no uso do vídeo.

domingo, 5 de abril de 2009

Reflexao semanal

Estamos refletindo sobre inclusão e tolerância. O texto abaixo mostra o preconceito que as pessoas tem com os chamados caipiras e com o vocabulário regional que possuem. Leiam e façam a reflexão. Ele também nos fará refletir sobre as competências que temos que trabalhar para sermos efetivos no que fazemos e as prioridades que a empresa deve ter ao avaliar um funcionário. É uma grande lição para todos nós.

O CAIPIRA VENDEDOR

O gerente de vendas recebeu o seguinte fax de um dos seus novos vendedores

Seo Gomis o criente de Belzonte pidiu mais cuatrucenta pessa. Faz favor toma as providenssa, Abrasso, Nirso.

Aproximadamente uma hora depois, recebeu outro

Seo Gomis, os relatório di venda vai xega atrazado proque to fexando umas venda. Temo que manda treis miu pessa. Amanhã tô xegando. Abrasso, Nirso.

No dia seguinte

Seo Gomis, nun xeguei pucausa de que vendi mais deis miu em Beraba. To indo pra Brasilha. Abrasso, Nirso.

No outro

Seo Gomis, Brazilha fexo 20 miu. Vo pra Frolinoplis e de lá pra Sum Paulo no vinhão das cete hora. Abrasso, Nirso.

E assim foi o mês inteiro. O gerente, muito preocupado com a imagem da empresa, levou ao presidente as mensagens que recebeu do vendedor. O presidente, um homem muito preocupado com o desenvolvimento da empresa e com a cultura dos funcionários, escutou atentamente o gerente e disse

Deixa comigo, que eu tomarei as providências necessárias. E tomou. Redigiu de próprio punho um aviso e afixou no mural da empresa, juntamente com as mensagens de fax do vendedor

A parti de oje nois tudo vamo fazê feito o Nirso. Si priocupá menos em iscrevê serto, mod vendê maiz. Acinado. O Prizidenti.

segunda-feira, 30 de março de 2009

Reflexão semanal

Meus colegas e alunos, sempre tive comigo a máxima de que "somos contratados pelo nosso conhecimento e dispensados pelo nosso comportamento" Pensando nisso, leiam o artigo do prof. Luiz Marins e façam a reflexão para esta semana. Boa leitura,
Marcia
EU SOU ASSIM MESMO

Prof. Luiz Marins
Ele não participava, não colaborava, não ajudava seus colegas de trabalho. Terminava sua tarefa e ficava parado aguardando a hora de ir para casa. Um dia, chamei esse funcionário e perguntei a ele porque ele agia daquela maneira tão individualista. Ele respondeu-me: "Eu sou assim mesmo".
Ela chamava a todos de ignorante; falava mal de todo mundo; agredia verbalmente as pessoas. Subordinados chegavam a chorar ao serem chamados a atenção por ela, nossa gerente de produtos. Perguntei a ela o motivo de tanta agressividade. Ela respondeu-me: "Eu sou assim mesmo".
Nos dois exemplos acima, todos reais, o final foi que ambas as pessoas perderam seus empregos. Se elas eram "assim mesmo" e não estavam dispostas a mudar, nossa empresa também não sentia nenhum compromisso em aturá-las. As duas eram competentes do ponto de vista estritamente profissional. Mas eram totalmente "incompetentes" do ponto de vista social e emocional. E, numa empresa, na vida em sociedade, não basta ser um indivíduo competente; é preciso ser alguém sempre pronto a colaborar, participar, opinar. Pessoas individualistas que não se comprometem com a empresa como um todo, não tem sucesso pessoal, nem profissional. Se elas dizem ser "assim mesmo", e não suportar ignorantes ou trabalhar em times, é importante lembrar a essas pessoas que as outras pessoas também não têm a obrigação de suportar sua arrogância, seu egocentrismo, seu mau humor.
Há pessoas que ainda acham bonito dizerem-se "autênticas", sendo que na verdade são é grosseiras, mal-educadas, egocêntricas, mal-humoradas. Essas pessoas não se apercebem do ridículo que fazem quando deixam de dominar seus comportamentos anti-sociais e, pior ainda, quando não fazem esforço algum para mudar.
Como é você? Você colabora? Participa? Procura ser uma pessoa gentil, polida e educada? Você é visto como alguém realmente comprometido com sua empresa, com as suas marcas, com o seu departamento ou seção, com os seus colegas? Ou é daquelas pessoas que se acham as melhores, as maiores, as mais inteligentes e até as mais injustiçadas?
Nesta semana, pense nisso. Boa semana. Sucesso!

sexta-feira, 27 de março de 2009

Cine Clube - Recomendações

Aos cinéfilos e outros que se interessam por lançamentos de filmes, recomendo um que está sendo lançado no Brasil neste mês:
Entre os muros da escola - o filme se passa em uma escola no subúrbio de Paris, é sobre um professor francês que tenta ensinar a cultura para os filhos imigrantes da África, Ásia mas eles não conseguem se identificar com a cultura e vivem em tensão na sala de aula...
Estou adquirindo o filme. Se alguém tiver interesse em assistir, terei prazer em emprestar.
Um beijo a todos e bom final de semana,
Profª Marcia Gil

Nossa contribuição à melhoria social

Meus amigos e colaboradores, deixo aqui um arquivo que nos enriquecerá na reflexão que faremos em abril a respeito de inclusão e tolerância. É a palestra de Leonardo Boff no Fórum Social Mundial que foi realizado este ano no Pará. É uma leitura riquíssima e que muito ajudará no aprofundamento dos temas que temos visto neste semestre.
Boa leitura a todos. Qualquer comentário ou material que possa nos ajudar, façam no blog para partilharmos o que temos a dar.
Arquivo

quarta-feira, 25 de março de 2009

Aula de Abril

Oi, Pessoal,

Estou postando as atividades que desenvolverei no mês de abril. Com a turma de Tecnologia em Automação Industrial já comecei o trabalho com o tema Tolerância e Inclusão.Acesse o arquivo de ppt Tolerância e Inclusão.
Nós fizemos uma reflexão sobre o tema, concluindo que não existe inclusão sem tolerância. Para concluirmos isso, assistimos alguns vídeos temáticos que nos ajudaram a aprofundar o conhecimento a respeito. Quem quiser acessar, os links seguem aqui: Homem de Cor, Futebol Feminino, Tande com os índios, Nessum Dorma.
Depois partimos para uma atividade mais prática. Foi feita uma proposta de trabalho com músicas temáticas e todos aceitaram: Dividir a sala em quatro grupos. Cada grupo trabalhará com uma música e apresentará aos colegas a reflexão feita (clique no nome da música para acessá-la, caso queira e na letra
1- Rappa – A minha alma: trabalho com imagens de revistas.
2- Skank – Esmola:trabalho com montagem de frases/palavras.
3- Cazuza - O tempo não para – montar um diálogo
4- Skank – Pacato cidadão: dramatização da música, sem palavras.

segunda-feira, 23 de março de 2009

Reflexão semanal

Caros colegas e alunos, nesta semana vamos refletir sobre nossas simpatias e antipatias. Bom proveito!
ANTIPATIAS E SIMPATIAS
Escrito por Luiz Marins

Todos nós temos antipatias e simpatias. O que não podemos permitir é que nossas antipatias e simpatias interfiram em nosso trabalho ou em nossos negócios de forma a prejudicá-los.
Conheço pessoas que deixam suas antipatias e simpatias conduzirem suas vidas profissionais e, obviamente, perdem enormes chances de vencer na empresa e realizar excelentes negócios. Temos de ter em mente que todos temos o direito e, muitas vezes, o dever de trabalhar com pessoas por quem não temos muita simpatia e que não nutrem simpatia por nós. Uma antipatia entre gerentes pode prejudicar a qualidade de produtos e serviços de uma empresa inteira. Uma antipatia entre diretores pode fazer com que a empresa perca fornecedores essenciais. Uma antipatia entre secretárias pode fazer com que informações vitais não cheguem às pessoas certas, na hora certa, de forma certa.
Da mesma forma, uma descontrolada simpatia pessoal pode fazer com que se favoreçam pessoas, departamentos e empresas de forma pouco crítica. Muitas pessoas querem ajudar amigos usando a empresa como meio, sem levar em conta a competência desse amigo ou mesmo as condições em que esse favorecimento é feito. Assim, é preciso que cada pessoa analise bem suas antipatias e simpatias. É preciso que façamos todos um exame de consciência para perceber se não estamos perdendo o necessário equilíbrio, deixando que essas emoções nos prejudiquem e nos façam cometer injustiças.
Antipatias e simpatias existem e sempre existirão. Sempre teremos mais prazer em trabalhar e negocias com pessoas que nos são simpáticas. Mas temos que reconhecer a diversidade da espécie humana e compreender que não é possível agradar a todos, ser simpático a todas as pessoas. Da mesma forma como nutrimos antipatias e simpatias por outras pessoas é preciso compreender que as outras pessoas também nos acharão simpáticos ou antipáticos e isso não deve ser fator impeditivo para nosso sucesso profissional. Num time de futebol ou de qualquer outro esporte coletivo, com certeza há simpatias e antipatias entre jogadores. Mas isso não pode impedir que a bola seja passada àquele que estiver melhor colocado para marcar o tento da vitória.
Nesta semana, veja se você não está permitindo que suas antipatias ou simpatias assumam o controle de sua vida profissional.
Pense nisso. Sucesso!

quarta-feira, 18 de março de 2009

Autoavaliação

Pessoal, deixo abaixo uma piada que retrata nossa dificuldade em ver os próprios defeitos. Divirtam-se e cuidem-se mais quando avaliarem os outros, façam sua autoavaliação:

Um velho telefona ao médico para marcar uma consulta para a sua mulher.
A atendente lhe pergunta
:
-Qual o problema de sua esposa?
- Surdez. Não ouve quase nada.
- Então o senhor vai fazer o seguinte: antes de trazê-la, fará um teste, para facilitar o diagnostico do médico. Sem que ela esteja olhando, o senhor, a certa distância, falará em tom normal, até que perceba a que distância ela consegue ouvi-lo. Então, quando vier, dirá ao médico a que distância o senhor estava quando ela o ouviu. Certo? - Está certo.
À noite, quando a mulher estava preparando o jantar, o velhote decidiu fazer o teste. Mediu a distância que estava em relação à mulher.
E pensou: 'Estou a 15 metros de distância. Vai ser agora!':
-Maria, o que temos para jantar?
Nada. Silêncio. Aproxima-se a 5 metros:
-Maria, o que temos para jantar?
Nada. Silêncio. Fica a uma distância de 3 metros:

-Maria, o que temos para jantar?
Silêncio. Por fim, encosta-se às costas da mulher e volta a perguntar:
-Maria! O que temos para jantar?
- Frango, ora essa! É a quarta vez que eu respondo!*


*NORMALMENTE, NA VIDA, PENSAMOS QUE AS DEFICIÊNCIAS SÃO DOS OUTROS E NÃO NOSSAS.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Avaliação do profissional no mercado de trabalho

Essa reportagem da Folha de São Paulo vale a pena ler, pois é uma avaliação sobre o pouco comprometimento do profissional com sua empresa. Quem investir em competência e dedicação pode ter um diferencial que o garantirá no mercado. Acesse.

Pais de classe média querem filhos na escola pública

Estou postando uma reportagem do Jornal Folha de São Paulo sobre a matrícula de alunos de classe média em escolas públicas. Os pais estão optando por dar uma formação mais contextualizada aos filhos. Vale a pena ler! Acesse aqui.

domingo, 15 de março de 2009

Cine Clube - Recomendações

Deixo aqui sugestões de filmes para assistirmos e aprofundarmos nosso conhecimento sobre a sociodiversidade, especificamente na área de inclusão/exclusão e multiculturalismo.
Penso que nos ajudará a termos mais elementos para fazer as devidas críticas e, quem sabe, nos envolvermos em projetos que visam a superação da desigualdade em nossa comunidade. Acesse a listagem: filmes sobre inclusão de deficientes ; filmes sobre multiculturalismo.
Marcia

sábado, 14 de março de 2009

Relações interpessoais e primeiras impressões

Queridos alunos,

Deixo aqui uma reflexão para a semana sobre os erros que cometemos ao julgar somente pelas primeiras impressões.
Penso que a reflexão vai enriquecer a vida profissional de vocês, tornando-os mais competentes e cultivando relações interpessoais mais profícuas e duradouras. Acesse aqui

Boa semana a todos
Profª Marcia Gil

sexta-feira, 13 de março de 2009

Técnicas de Seleção de Recursos Humanos

Deixo aqui um material contendo técnicas de seleção utilizadas em candidatos a emprego.
Espero que seja útil a vocês, principalmente aos que solicitaram essa leitura.
Qualquer dúvida ou sugestão, é só deixar o recado. Acesse aqui.
Um abraço a todos,
Profª Marcia Gil

terça-feira, 10 de março de 2009

Solicitações dos alunos

Alunos da disciplina Atividades Complementares,

Ao saberem que fui pedagoga de empresa e que, dentre várias funções, atuei em recrutamento e seleção de engenheiros trainees, vocês solicitaram sugestões, orientações e materiais que os ajudassem a se preparar melhor para entrevistas de estágio e futuros empregos. Achei ótimo o interesse. Estou preparando material para consulta neste blog. Partilharei isso em sala de aula no nosso próximo encontro, quando poderemos trocar idéias a respeito.
Aguardem até 6a feira, quando já terei postado o que prometi.

Abraços e boas aulas!

Aula de Março - Atividades Complementares

Em março estudamos o tema MULTICULTURALISMO - INCLUSÃO/EXCLUSÃO.
Foram usados vários materiais para "alimentar" o aluno e permitir uma discussão aprofundada e de nível acadêmico, dentre eles:
1- Arquivo de ppt contendo comentários sobre multiculturalismo e sua relação com a educação como condição de inclusão ou exclusão. Acesse o arquivo: Engenharia de Produção Fabricação Mecânica Automação Industrial.
2- Charge de formatura e sua relação com o ENADE: a- Você concorda com a avaliação do MEC como forma de garantir a qualidade dos cursos de graduação? b- A avaliação da OAB para receber o registro como advogado é correta? c- Por quê os outros cursos não fazem isso? Acesse a charge.
3- Música "Samba do Crioulo Doido"- Quarteto em Ci : a- O compositor não tem estudo e o pouco que estudou não serviu para fazer uma música com coerência. Por quê? b-Dominamos os conhecimentos históricos colocados na letra da música? Como foi a educação que recebemos? Uma educação sem qualidade inclui o profissional no mercado de trabalho? Acesse a letra da música.
4- Material sobre educação tirado do livro "Cidadão de Papel" do jornalista Gilberto Dimenstein, capítulo Educação (fizemos a leitura em pequenos grupos). O livro faz parte do acervo da biblioteca do UNIVERSITAS e pode ser utilizado por qualquer pessoa cadastrada. Foi feito um debate a respeito do tema em questão. Acesse o roteiro da discussão.
5- Fez-se a leitura de alguns artigos da revista VEJA sobre educação (também em pequenos grupos), seguida de plenário e um júri simulado com o questionamento: A educação inclui ou exclui as diversas camadas excluídas da população?
Os debates foram intensos e muito bem participados. Parabéns aos alunos.

Bom proveito com o uso do material.