Educação Permanente

Educação Permanente

terça-feira, 10 de março de 2009

Aula de Março - Atividades Complementares

Em março estudamos o tema MULTICULTURALISMO - INCLUSÃO/EXCLUSÃO.
Foram usados vários materiais para "alimentar" o aluno e permitir uma discussão aprofundada e de nível acadêmico, dentre eles:
1- Arquivo de ppt contendo comentários sobre multiculturalismo e sua relação com a educação como condição de inclusão ou exclusão. Acesse o arquivo: Engenharia de Produção Fabricação Mecânica Automação Industrial.
2- Charge de formatura e sua relação com o ENADE: a- Você concorda com a avaliação do MEC como forma de garantir a qualidade dos cursos de graduação? b- A avaliação da OAB para receber o registro como advogado é correta? c- Por quê os outros cursos não fazem isso? Acesse a charge.
3- Música "Samba do Crioulo Doido"- Quarteto em Ci : a- O compositor não tem estudo e o pouco que estudou não serviu para fazer uma música com coerência. Por quê? b-Dominamos os conhecimentos históricos colocados na letra da música? Como foi a educação que recebemos? Uma educação sem qualidade inclui o profissional no mercado de trabalho? Acesse a letra da música.
4- Material sobre educação tirado do livro "Cidadão de Papel" do jornalista Gilberto Dimenstein, capítulo Educação (fizemos a leitura em pequenos grupos). O livro faz parte do acervo da biblioteca do UNIVERSITAS e pode ser utilizado por qualquer pessoa cadastrada. Foi feito um debate a respeito do tema em questão. Acesse o roteiro da discussão.
5- Fez-se a leitura de alguns artigos da revista VEJA sobre educação (também em pequenos grupos), seguida de plenário e um júri simulado com o questionamento: A educação inclui ou exclui as diversas camadas excluídas da população?
Os debates foram intensos e muito bem participados. Parabéns aos alunos.

Bom proveito com o uso do material.

Nenhum comentário:

Postar um comentário