Educação Permanente

Educação Permanente

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Homenagem ao Gari

16 de maio: Dia do Gari

Acredito que ninguém, nem mesmo o homenageado, tenha se lembrado desse dia.
Em Maio comemoramos o dia das mães, do trabalho, da enfermagem, relembramos a abolição da escravatura; os católicos, a aparição da Virgem Maria em Fátima, entre outros acontecimentos que marcaram esse mês, que é vinculado às noivas. Mas ninguém comemora, ou sequer lembra, o Dia do Gari.
Se não fosse por eles, toneladas de lixo se acumulariam nas ruas, nas casas e trariam doenças de diferentes tipos, sem contar o mau cheiro e o espaço ocupado por ele que,claramente, iríamos perceber, pois como diria Lavoisier: “Dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo!”.
Vocês já perguntaram qual é o nome do gari responsável pela coleta do lixo em sua rua? Certamente que não. Inclusive eu! Entretanto, me preocupo com a sua segurança e tomo alguns cuidados que compartilho com vocês para que pensem em suas atitudes e mesmo que, indiretamente, passem a cuidar mais de nosso amigo “lixeiro”.
Separe o material que pode ser reciclado e lave o que é possível para que não fique com mau cheiro. São materiais que podem ser reciclados: papel (folha de papel, papelão, cartão, caixas), vidro (garrafas, copos, potes), plástico (garrafas, copos, potes e quase todo tipo de plástico) e metal (objetos de alumínio, como as latinhas de sucos e refrigerantes). Lembre-se de separar o vidro e colocar um aviso para que ninguém se machuque.
Também não podemos nos esquecer dos catadores de sucata. Eles contribuem com a maior parte dos materiais que retornam às indústrias para que sejam reciclados. Nos dias de hoje, estima-se que existam pelo menos 300.000 catadores em atividade no país (dados obtidos do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis – MNCR)
A contribuição desses trabalhadores ao meio ambiente é inestimável. No entanto, sofrem longas e árduas jornadas de trabalho expostos ao sol, chuva e puxando carrinhos que podem chegar a 400kg de papeis, plásticos, vidros e metais.
São pessoas simples, sofridas e que são muitas vezes confundidas com bandidos ou marginais. Coloquemos a mão na consciência. Que mal nos fazem? Muito pelo contrário! Fazem-nos um bem enorme! Com certeza merecem nosso respeito e admiração! Afinal, a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão diz que “A liberdade consiste em fazer tudo o que não prejudica os outros!”. E eles nos beneficiam e muito!
Caso alguém queira entrar em contato com a associação de catadores de Itajubá, é só acessar o site da Prefeitura Municipal de Itajubá e solicitar que eles encaminhem o endereço eletrônico. Se necessário, eles recolhem o material a ser reciclado com apenas uma ligação.
Feliz Dia do Gari!

Postado pela profª Pollyanna, de Ciências - Curso G9

Nenhum comentário:

Postar um comentário