Educação Permanente

Educação Permanente

sexta-feira, 28 de maio de 2010

A Biologia é o estudo da vida

A Biologia é o estudo da vida e nada melhor que observar fatos ao nosso redor aos quais não damos importância e buscar neles a sabedoria para encararmos nossos problemas no cotidiano.
As coisas devem ser levadas de forma a serem o mais simples possível, sem essa de tentar achar que o melhor é o mais caro ou o mais pomposo........
Precisamos entender que o consumo exagerado de coisas que depois de algumas horas não nos é mais importante ou necessário tem causado muitas destruições em massa aos recursos ambientais e também nas relações biológicas existentes entre o animal humano e os outros animais, animal humano e vegetal e principalmente animal humano e o próprio animal humano.
Alguns perceberam que toda essa sociedade criada pelos tão inteligentes humanos (??) irá consumir tudo aquilo que nós nem percebemos a falta..Mas depois de por fim a tudo iremos todos perceber a bobagem que fizemos..
Quando o Bicho Homem irá entender que seu nome cientifico é Homo sapiens e que sapiens significa sábio no latim. E ser sábio é saber usar o que tem e não abusar do que não se tem.
É o caso da fábula do porco espinho. O porco espinho é um mamífero roedor de pequeno porte e seu nome é uma referência ao seu inusitado mecanismo de defesa, os espinhos se desprendem de seu corpo com a maior facilidade quando ele se movimenta sacudindo-se e dessa forma seus espinhos atingem seu agressor. Mas não pense que este animal tem a intenção de ferir, de modo algum, ao contrário disso ele é tão seguro de si que não teme outros animais por maiores que sejam como o lobo, as onças, etc.
Ele costuma andar de forma tranquila, calma e despreocupada nas florestas onde vive como se dissesse aos demais "Seja mais cuidadoso, afaste-se". Sua toca é construída de forma bastante cuidadosa sendo que ela contém mais de uma galeria, ou seja, é como se fossem os diversos ambientes de uma casa, como a nossa própria casa.

A Fábula do Porco-espinho

Durante a era glacial, muitos animais morriam por causa do frio. Os porcos-espinhos, percebendo a situação, resolveram se juntar em grupos, assim se agasalhava e se protegiam mutuamente, mas os espinhos de cada um feriam os companheiros mais próximos, justamente os que ofereciam mais calor. Por isso decidiram se afastar uns dos outros e voltaram a morrer congelados, então precisavam fazer uma escolha: ou desapareceriam da Terra ou aceitavam os espinhos dos companheiros. Com sabedoria, decidiram voltar a ficar juntos. Aprenderam assim a conviver com as pequenas feridas que a relação com uma pessoa muito próxima podia causar, já que o mais importante era o calor do outro.
E assim sobreviveram.

Moral da História

O melhor do relacionamento não é aquele que une pessoas perfeitas, mas aquele onde cada um aprende a conviver com os defeitos e diferenças do outro, e admirar suas qualidades.

Axel Conti – Professor de Biologia do Ensino Médio do Curso G9.

Um comentário:

  1. Marcia Gil de Souza29 de maio de 2010 às 12:13

    Axel, observando a natureza, me pergunto por que ainda não aprendemos a aplicar a famosa lei de Lavoisier "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma". Esse consumo exagerado do qual você fala pressupõe exploração dos recursos naturais e sua consequente manufatura. Após usarmos o que não nos é útil, jogamos fora.Como na natureza nada se perde, o lixo fica aí poluindo, desnecessariamente, o meio ambiente. Você tem razão:basta observarmos a natureza, fazermos diariamente esse estudo da vida, para aprendermos a viver melhor, seja na relação com o mundo, seja na relação com o outro, como bem fizeram os adoráveis porcos-espinhos.

    ResponderExcluir